Notícias

URL: https://www.sintufsc.com.br/trabalhadores-em-greve-o-ru-pede-socorro/
Trabalhadores em greve: o RU pede socorro!

21/03/2024

Trabalhadores em greve: o RU pede socorro!

Assembleia Geral de Greve dos TAEs UFSC desta quinta-feira, 21, ocorre dentro do Restaurante Universitário. Entenda a situação grave do Restaurante Universitário que levou trabalhadores à aderirem à greve.

 

TRABALHADORES DO RU EM GREVE: O RU PEDE SOCORRO!

Quem usa o RU já sabe do caos. Filas quilométricas e o calor insuportável são apenas alguns dos problemas. Mas já parou para pensar no que acontece nos bastidores, lá na cozinha onde o pessoal prepara a sua comida? Saiba aqui:

Por que os trabalhadores do RU aderiram à greve?
Esta é uma greve forte que cresce nacionalmente. E além das reivindicações sobre reestruturação de carreira e recomposição salarial, existem as questões locais urgentes. E aí está o RU. Ao longo dos anos, por conta da falta de recursos, a estrutura física do restaurante se deteriora de forma acelerada e traz consequências graves. A cozinha, projetada para o preparo de cinco mil refeições, está sobrecarregada pois atendemos dez mil usuários por dia.

Qual a relação da estrutura física do RU com a qualidade das refeições e com as enormes filas?
Todos os dias a equipe de cozinha do RU prepara e distribui mais de uma tonelada de carnes, 400kg de feijão, 500kg de arroz, além das outras preparações que compõem o cardápio. Apesar dos esforços da equipe, um bife só ficará macio se houver equipamentos em quantidade suficiente e operando adequadamente. Da mesma forma, só é viável servir uma comida quentinha se os balcões de distribuição estiverem funcionando.

Além disso, o preparo de alimentos seguros do ponto de vista higiênico-sanitário exige que a edificação e as instalações da cozinha estejam íntegras e conservadas. A sobrecarga das instalações hidrossanitárias e o entupimento das tubulações, por exemplo, gera acúmulo de resíduos da produção no chão e extravasamento do esgoto nas áreas de manipulação de alimentos, causando mau cheiro, risco à saúde dos trabalhadores e à segurança higiênico sanitária dos alimentos.

Essa questão é paliativamente tratada através de empresa contratada para desentupimento da rede, mas em virtude do problema estrutural envolvido, sempre volta a ocorrer. Por conta disso, a integridade do revestimento do piso da cozinha está comprometida e não são realizadas manutenções e reformas adequadas. Pela mesma razão, a área de carga e descarga sofre constantemente com o vazamento de esgoto decorrente das avarias nas tubulações hidrossanitárias provenientes da cozinha, sujeitando a recepção de alimentos ao mau cheiro, à atração de diversos tipos de insetos e roedores e ao agravamento dos riscos de contaminação.

Quanto às filas, estas são inevitáveis quando um grande número de pessoas se centraliza num mesmo local em um período restrito de tempo. Descentralizar o RU, oferecendo à comunidade outros restaurantes, distribuiria os usuários reduzindo o tempo de espera nas filas.

O RU pode funcionar só com os funcionários terceirizados?
Não. Sem os servidores efetivos, é possível manter o RU funcionando apenas por um curto período de tempo, e, ainda assim, de forma precária. Há funções específicas que são executadas só pelos servidores efetivos, treinados e especializados.

Como ficaria a situação dos alunos que têm direito à isenção no RU no caso de fechamento do RU?
Assim como já ocorreu em outras situações em que o RU precisou ser fechado, os estudantes com cadastro socioeconômico aprovado pela Coordenadoria de Assistência Estudantil que são isentos poderiam ser direcionados ao restaurante do CCA. Além disso, como já aconteceu durante a Pandemia por COVID-19, a administração poderia providenciar repasse financeiro do auxílio alimentação, diretamente na conta bancária destes estudantes.

O QUE OS SERVIDORES DO RU REIVINDICAM?

Redimensionamento das redes de esgoto e elétrica.
A sobrecarga das tubulações tem resultado em recorrentes alagamentos na cozinha, incompatíveis com o preparo seguro de alimentos, e a rede elétrica não suporta a instalação de novos equipamentos, imprescindíveis para o adequado atendimento da grande demanda do RU.

Reparos no telhado da área de produção, almoxarifado e vestiários dos funcionários.
Há problemas graves de goteiras e infiltrações nos banheiros e vestiários dos funcionários do RU e recentemente também na área de produção e estoque de alimentos. Inevitavelmente, quando chove há goteiras caindo diretamente sobre as embalagens de alimentos que serão usados para produção das refeições.

Manutenção do ar condicionado do refeitório, climatização da cozinha e do almoxarifado.
Há anos os usuários do RU se queixam do desconforto térmico no momento da refeição. E no interior da cozinha é extremamente quente por conta dos equipamentos de cocção, o que torna inapropriado e demasiadamente exaustivo o trabalho dos funcionários. O almoxarifado também é alvo de temperaturas elevadas no verão, provocando infestações de insetos nos alimentos.

Programa de manutenção preventiva dos equipamentos.
A depreciação natural dos equipamentos do RU é agravada pelo uso intenso e falta de manutenções periódicas, de modo que é comum que equipamentos avariados sejam consertados somente se houver risco de inviabilizar o atendimento ao público.

Descentralização do RU Trindade.
Criar novos espaços para o preparo e distribuição de alimentos no campus para melhor atender à comunidade e reduzir as filas.

Contratação de servidores assistentes administrativos.
Além dos mais de 100 funcionários terceirizados que trabalham no RU, a equipe conta com servidores na área estratégica, tática, de supervisão e de apoio administrativo. Há anos o quadro de servidores do RU vem sendo enxugado com a aposentadoria e remoção dos servidores, sem que haja a reposição. Apesar de cada vez maiores as políticas de assistência que possibilitam o acesso ao RU, há cada vez menos servidores para assegurar o bom atendimento, a fiscalização dos contratos e o fiel cumprimento das demais tarefas administrativas, sujeitando os que lá estão à constante sobrecarga de trabalho.

O RU PEDE SOCORRO!
VOCÊ TAMBÉM AMA O RU E QUER QUE TENHA SEGURANÇA E QUALIDADE?
JUNTE-SE À NÓS NESSA LUTA!

TAEs em greve

Notícias Relacionadas